Associação “5 ao Dia” insiste no consumo de Fruta e Legumes

A Associação “5 ao Dia” aproveitou o Dia Mundial da Alimentação, que se evoca a 16 de outubro, para iniciar mais uma campanha de promoção do consumo de fruta e legumes. O programa homónimo privilegia as comunidades escolares do Ensino Básico, bem como os mercados abastecedores, designadamente os que dão corpo à rede pública do Grupo SIMAB.

Foi o que aconteceu no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), onde a estrutura associativa inaugurou novas instalações, recebendo a visita de um grupo de alunos da Escola Básica Zeca Afonso, de Palmela.

A par das ações já habituais, com que os respetivos monitores procuram informar e sensibilizar para a necessidade de consumir habitualmente fruta e legumes em contexto de uma alimentação equilibrada e saudável, as crianças foram levadas a visitar um pavilhão de hortofrutícolas.

Já no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB), a meia centena de convidados dos agrupamentos escolares de Celeirós e Trigal Santa Maria ouviu a vereadora municipal da Educação relevar a importância pedagógica de programas como o “5 ao Dia”, não só para as próprias crianças, mas para as respetivas famílias. «Ao difundirmos estas boas práticas de alimentação nas crianças, estamos também a chegar aos pais e às famílias, consciencializando-os para a importância de uma alimentação cuidada e equilibrada», disse a autarca.

No Mercado Abastecedor da Região de Évora (MARÉ), os convidados foram utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora (APPACDM). Batidos de fruta e legumes, espetadas de fruta, contacto com ervas aromáticas da horta e a colheita de gamboas para confeção de marmelada deram substância à visita, que se concluiu com a visualização do filme “Reino Laranja”.

No Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF), para o início da sexta edição do Programa “5 ao Dia” foram convidadas duas turmas da Escola Básica n.º 1 de Alportel (São Brás de Alportel) e uma da Escola Básica de Brancanes (Olhão).

De acordo com dados tornados públicos pela Associação “5 ao Dia”, em 2017, o Programa alcançou cerca de 6 mil crianças nas deslocações que promoveu aos quatro mercados sob gestão da SIMAB e ao MAC/Coimbra, destacando-se particularmente o MARL (Lisboa), que recebeu 2 775 crianças, seguido do MARB (Braga), com 1 883, e do MARF (Faro), com 1 106. O MAC (Coimbra) envolveu 225 crianças e o MARÉ (Évora) 186.

A par das visitas aos espaços da Associação “5 ao Dia” em cada um dos mercados, o programa desenvolve-se também em iniciativas pontuais, junto de outras entidades, circunstância que registou em 2017 o envolvimento de 4 770 crianças.

2018-10-29T11:25:12+00:00